quarta-feira, 24 de junho de 2009

GESTÃO DE QUALIDADE COM VISÃO HOLÍSTICA

É pressuposto de uma Gestão de Qualidade na área de Recursos Humanos, a necessidade, incontestável, de uma nova forma de gestão estratégica, com uma visão holística administrativo-financeira de recursos humanos, preocupada com a elaboração de uma psicologia de grupos, com fontes de motivação, com respeito à natureza e ao comportamento humano, com a convicção de que o empregado não é motivado somente por dinheiro e acima de tudo, com uma certeza de que a riqueza mundial é advinda do conhecimento, dos bens ou produtos intangíveis e bens culturais. Por isso o novo modelo de Gestão, seja ela pública ou privada, precisa ser de uma administração holística; porque o ritmo das mudanças é cada vez mais rápido, saber gerir o conhecimento das pessoas agregando valores é imperioso para o sucesso de qualquer organização.
Uma Gestão de Qualidade na área administrativa e de Recursos Humanos, se implementada, vem solucionar em médio e longo prazo, questões relativas à produtividade, a satisfação do cliente, a rotatividade de fluxo e valores, ao cumprimento real de missões e etc., o que não pode resumir-se somente no estilo do chamado comando e controle ou na arrecadação de recursos, mais principalmente na junção destes dois parâmetros que vão levar a uma evolução completa e mercadologicamente eficaz; que é o resultado de um ambiente interno favorável, através da quebra da impermeabilidade dos dois pontos chaves para o crescimento organizacional; a visão estratégica e a visão holística.
Afinal, como esperar resultados diferentes se continuarmos a fazer da mesma forma como sempre foi feito? Este é o desafio! Inovar para mudar, sem perder o controle das ações de mudança e acompanhando todo um processo através de uma gestão participativa, sem deixarmos nos sucumbir a reações corporativistas temerosas de perda de poder, ensimesmadas em seus interesses e em detrimento do bem maior do Estado, da sociedade e conseqüentemente, da vida. Resolver um problema é fácil, difícil é resolver um problema de uma maneira holística, envolvendo todos os interessados.

Um comentário:

  1. Acompanho sempre suas matérias e as acho muito interessante. Realmente falta aos Órgão Públicos trabalhar a satisfação do funcionários e as suas mudanças de uma forma mais holística, como vc diz. As mudanças não têm continuidade porque são impostas e nunca trabalhadas para o engajamento de todos. Continue nos enriquecendo com seus pontos de vista. Obrigada. Maria do Carmo Ximenes

    ResponderExcluir

Seu Comentário é importante para nós.