quarta-feira, 13 de maio de 2009

GESTÃO PÚBLICA PARTICIPATIVA

A Gestão Pública torna-se deficiente e ineficiente quando não busca a Participação Popular através de mecanismos como o Orçamento Participativo, o Plano Plurianual Participativo, dentre outros. A Povo é o maior conhecedor das suas reais condições de vida, dos seus anseios e de suas necessidades.
Mais precisamos ir além, de um significado social e de uma participação popular. Precisamos fazer tudo isso acontecer, ai volto a mesma tecla da matéria “MAIS EFICIÊNCIA E EFICÁCIA NA GESTÃO PÚBLICA”, postada anteriormente. Precisamos de pessoas que saibam fazer os projetos acontecerem, de maneira correta, zelando e primando pelo nome da Gestor Máxima da Esfera na qual se encontra, seja ela Municipal, Estadual ou Federal.
Não basta avaliar experiências de participação popular, mas entendê-las e estendê-las ao seu significado social. Não basta, experiências de administrações que se auto-definem como "participativas", confrontando-as com gestões que, embora não utilizem o emblema da participação, na sua prática, envolvem diretamente a população ou algum de seus segmentos na tentativa de implementar políticas.
Precisamos “das pessoas certas, nos lugares certos”, que possam discutir os limites, os avanços e as potencialidades da ação dos governos como um todo, na promoção de uma política urbana inclusiva, com seus limites da contingência, ou horizontes de possibilidades.
Precisamos de pessoas que saibam implantar e gerir com continuidade as práticas da gestão, baseadas na transformação social por meio da implementação de políticas públicas socializantes, com ênfase na descentralização administrativa, no planejamento participativo e na política urbana.
Precisamos de pessoas que saibam enxergar a política social-urbana, analisando-a sob uma perspectiva mais ampla que a de um conjunto de políticas setoriais de controle e intervenção física, dando prioridade à formulação de alternativas para as demandas habitacionais, urbanas e ambientais que visem a inclusão social. Mas, acima de tudo, pessoas que saibam como fazer tudo isso acontecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu Comentário é importante para nós.